Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2007

"Bar El Federal", Peru (esq. com a Carlos Calvo),San Telmo, Buenos Aires.




Um click de um pedacinho do clássico Bar El Federal, pelas lentes de Graça Garcia, dileta amiga.
Na entrada do bar há uma tabuleta pintada que diz que o bar funciona desde 1864; con despacho de vinos, cervezas, aperitivos, jamones, quesos, sobresatta, tortillas, elaboracion de pastas y pan casero y las tradicionales picadas. Saúde!

Highlanders.

Highlander #2 - 1992
Pastel seco e carvão s/ papel Canson miteintes.
0.70x1,00m.


Em 1986 assisti ao fime Highlander o primeiro da série e me entusiamei pelo trabalho do australiano Russel Mulcahy um já reconhecido diretor de videoclips que deu vida a um roteiro de thriller,(Gregory Widen), que trazia elementos novos ao cinema maistream com seu visual gótico/mitico em ritmo acelerado, com viagens através do tempo, batalhas de tirar o fôlego e uma trilha sonora de primeira com músicas de Michael Kamen e da banda Queen emplacando no minimo 3 hits, "Who wants to live forever", "Friends will be friends" e "A kind of magic".
Tempos depois,1989, revendo o filme iniciei uma serie de desenhos baseados a principio numa cena marcante onde estão sendo apresentados ações e personagens que nortearão a pelicula.
É quando a camera vem trazendo em plano geral, apenas se divisando no horizonte, the wild bunch, a horda de guerreiros, passando a um plano de conjunto quando se vê os estandartes tremulando e as gaitas de fole em meio a guerreiros em kilts ,espadas, lanças, cavalos e galgos, até preencher em plano americano a grande tela.
A partir daí acabei desenhando mais de 150 destes "personagens" um misto de torres/ instalações bélicas e espantalhos para afastar os maus espiritos. Até 1995.
O Canson "miteintes" era o papel predileto, (embora tenha trabalhado também sobre papel artesanal), por sua textura diferenciada de frente e verso, e seu cromatismo indo dos tons neutros e pastéis às cores mais adensadas, todas realmente fantásticas para um desenho puro sem artificios, para uma pré definição de fundo ou para rabiscar noturnos.
Powered By Blogger