Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2007

Highlanders.

Highlander #2 - 1992
Pastel seco e carvão s/ papel Canson miteintes.
0.70x1,00m.


Em 1986 assisti ao fime Highlander o primeiro da série e me entusiamei pelo trabalho do australiano Russel Mulcahy um já reconhecido diretor de videoclips que deu vida a um roteiro de thriller,(Gregory Widen), que trazia elementos novos ao cinema maistream com seu visual gótico/mitico em ritmo acelerado, com viagens através do tempo, batalhas de tirar o fôlego e uma trilha sonora de primeira com músicas de Michael Kamen e da banda Queen emplacando no minimo 3 hits, "Who wants to live forever", "Friends will be friends" e "A kind of magic".
Tempos depois,1989, revendo o filme iniciei uma serie de desenhos baseados a principio numa cena marcante onde estão sendo apresentados ações e personagens que nortearão a pelicula.
É quando a camera vem trazendo em plano geral, apenas se divisando no horizonte, the wild bunch, a horda de guerreiros, passando a um plano de conjunto quando se vê os estandartes tremulando e as gaitas de fole em meio a guerreiros em kilts ,espadas, lanças, cavalos e galgos, até preencher em plano americano a grande tela.
A partir daí acabei desenhando mais de 150 destes "personagens" um misto de torres/ instalações bélicas e espantalhos para afastar os maus espiritos. Até 1995.
O Canson "miteintes" era o papel predileto, (embora tenha trabalhado também sobre papel artesanal), por sua textura diferenciada de frente e verso, e seu cromatismo indo dos tons neutros e pastéis às cores mais adensadas, todas realmente fantásticas para um desenho puro sem artificios, para uma pré definição de fundo ou para rabiscar noturnos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger